Portal de Estudos Bíblicos

OS SETE SEGREDOS DA MENSAGEM

Por Obreiros & Obreiros



OS SETE SEGREDOS DA MENSAGEM

REVELADA

·         Jo 6: 63 - O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.

·         Jo 12: 49, 50 - Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.

·         Gal 1: 11 a 12 - Faço -vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.

UNGIDA

·         Is 61: 1 - O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados.
COM GRAÇA

·         II Co 12: 9 - Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

OBJETIVA

·         Ecl 5: 2 - Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras.

·         Pv 15: 23 - O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!

CURTA

·         Tg 1: 19 - Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

·         Pv 25: 11 - Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.

·         Is 50: 4 - O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos.

 COM AUTORIDADE

·         Mt 7: 28, 29 - Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

NÃO ENCHER AS OVELHAS, MAS DEIXÁ-LAS COM UM POUCO DE FOME

·         Êx 16: 4, 16 - Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.

Eis o que o Senhor vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.

OS SETE SEGREDOS DO MENSAGEIRO

VIDA NO ALTAR

·         Sl 43: 4 - Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.

·         Gên 8: 20 - Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar.

·         Gên 12: 8 - Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor.

SABEDORIA E PRUDÊNCIA

·         Tg 1: 5 -  Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.

·         Tg 3: 17 - A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

·         I Re 3: 9 - A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

·     Pv 9: 10 - O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.

VIDA DE JEJUM, ORAÇÃO e VIGILÂNCIA

·         Mt 26:41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

·        I Tess 5: 17 – Orai sem cessar.

·        I Pe 4: 7 - Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

LEITURA E MEDITAÇÃO DA PALAVRA

·         Sl 1: 2 – Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

·         Sl 119: 97-99 - Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo. O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.

·         Js 1: 8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

·     Mt 22: 29 – Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

·         I Tim 4: 13 - Até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino.

·         II Tim 2: 15 - Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

OBEDIÊNCIA AO SENHOR

·     Gên 5: 24 -  Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.

·         I Sm 15: 22 – Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros.

·        Jó 23: 11 – Os meus pés se mantiveram nas suas pisadas; guardei o seu caminho, e não me desviei dele.

HUMILDADE

·         Pv 15: 33 - O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade.

·       I Pe 5: 5 e 6 – Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

SER O EXEMPLO DO REBANHO

·    Jo 13: 15 – Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

·       I Tim 4: 12 – Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

·       II Tim 4: 5 – Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

ESTRUTURA DA MENSAGEM

INTRODUÇÃO – Serve para situar os ouvintes dentro daquilo que vai ser pregado. Pode ser um fato histórico ou profético, ligado ao texto. Pode ser o contexto daquilo que vai ser pregado;

DESENVOLVIMENTO – É a apresentação da mensagem que está sendo pregada. É a explanação dos fatos que envolvem o assunto abordado, como uma parábola, o cumprimento de uma profecia, a realização de um milagre, uma operação de maravilha;

CONCLUSÃO - É a apresentação da revelação dentro do que foi pregado, é a aplicação do ensino revelado sobre o assunto abordado na mensagem. É mostrar aquilo que está além da letra.

MARCADORES

Abraão águas Águia Além da Letra alforria Amazônia Antigo testamento apocalipse Arqueologia bíblica Asafe Auschwitz Auxílio ao Obreiro Bartimeu batatas batismo com Espírito Santo BBC Ben Gurion Bençãos bíblia x Ciência Biblicamente bois Brasil brecha CALVINISMO Calvino cananeus carta cativeiro cessacionismo colheita comportamento Conhecimento conversão convite corrupção Crente Nominal cristianismo Culto Daniel Santos Davi Deus Conosco devocional dilúvio dizimo Dons Espirituais Doutrina ebd Ebede-Meleque Éden Elias escravatura Escriba evangelho evangelhos evangelismo exegese expressões idiomáticas facebook família fariseus filmes fim fonte fortalecimento graça grupo de estudos Habacuc heresias história igreja Igreja Fiel interpretação Isaías Israel Jerusalém Jogos Josenilson Félix Jourdon Anderson Judas Iscariotes Julgamento lava-jato Lei leitura liberalismo teológico libertação livre-arbítrio Louvor Luciano Subirá Lutero Marcelo Lyrio Marco Elias Melquisedeque Ministério missionários missões Moisés muro Natal nazismo Noé novo testamento obra de Deus Obreiro Aprovado Oração ovelha Palavra palavra revelada pão pastor paz Pecado peixe Pentecostalismo perseguições pobre presciência Pródigo Profecia Promessas Quinta medida razão humana Reforma Protestante religião remédio repreensão respostas revelação rico sabedoria sacrifício de Jesus salmos Salvação sinais do fim Sola Scriptura soteriologia Teologia Tomé Vale verdade vida vida cristã vídeos vinha vinho watsapp Windows Zaqueu