Portal de Estudos Bíblicos

CULTO NA MEDIDA DE DEUS

Por Obreiro Daniel Santos


"O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!" 1 Reis 18:39

Interessante, as casas que supostamente são oferecidas ofertas de culto ao Senhor tem recebido o nome de igreja.
Primeiramente temos que definir o conceito "igreja"(chamados para fora); não obstante, esta essência tem se perdido. Na prática ela se compara a que: (volta para fora).

É verdade que diante deste imbróglio, encontramos um remanescente fiel.
Se formos levados a medida de Deus constataremos que o culto de Elias tem seu valor profético; a relação que há entre o culto de Elias com a experiência da era apostólica é descomunal. Ignorar o culto apostólico é cultuar ao deus do outro evangelho!

 O texto inicia dizendo:

"E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome." 1 Reis 18:31
As doze pedras relacionadas as doze tribos israelitas tinha consigo a doutrina de Deus Pai, O Senhor Jesus não age diferente, pois através de seus doze apóstolos inicia seu Grande povo.

"E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente." 1 Reis 18:32
Não há altar sem doutrina!
É axiomático, após o chamado vem o ensino; esta miséria espiritual que ascende nesta última hora é o resultado da repugnância quanto a doutrina bíblica.
O rego em volta do altar é a separação que há entre o Santo e o profano, e isso só acontece quando a terra é fendida, ou seja, a natureza humana sofre o agir do profeta.

"Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha." 1 Reis 18:33
O profeta organiza a lenha; a profecia alinha a igreja colocando cada membro em seu devido lugar.
Igreja em ordem, pode se partir a vítima; a igreja em comunhão e o Sangue de Jesus interagindo no Corpo, nos purifica de cada pecado.

"E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;" 1 Reis 18:34
É chegada a hora da palavra, não se prega nada além do que os quatro evangelhos dizem; foram quatro cântaros cheios do Espírito Santo que testemunharam acerca deste evento tão maravilhoso.
A água é derramada primeiramente no holocausto, depois sobre a lenha; O Evangelho Eterno aponta para o Senhor Jesus partido na cruz do calvário a favor do homem caído (lenha).
Este ato foi feito três vezes, nos informando que nos três períodos: Pai, Filho e Espírito Santo o Evangelho Eterno tem tido sua eficácia.

"De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água." 1 Reis 18:35
A palavra de Deus sendo entregue no altar nos dá limites, passamos a discernir o Santo e o profano.

"Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração." 1 Reis 18:37
Nada como o clamor pelo arrependimento!
Os cultos de hoje não se fala mais da miséria espiritual que o homem vivi neste mundo, e que só o Senhor pode mudar corações...

"Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego." 1 Reis 18:38
Que fique claro aos queridos a nossa posição diante desta questão: O Fogo do Espírito Santo tem compromisso somente com a pessoa de Cristo (holocausto), com a igreja (lenha), com a doutrina (pedras), com o quebrantado (pó), e com sua palavra (água).


O seu culto tem estes elementos?

MARCADORES

Abraão águas Águia Além da Letra alforria Amazônia Antigo testamento apocalipse Arqueologia bíblica Asafe Auschwitz Auxílio ao Obreiro Bartimeu batatas batismo com Espírito Santo BBC Ben Gurion Bençãos bíblia x Ciência Biblicamente bois Brasil brecha CALVINISMO Calvino cananeus carta cativeiro cessacionismo colheita comportamento Conhecimento conversão convite corrupção Crente Nominal cristianismo Culto Daniel Santos Davi Deus Conosco devocional dilúvio dizimo Dons Espirituais Doutrina ebd Ebede-Meleque Éden Elias escravatura Escriba evangelho evangelhos evangelismo exegese expressões idiomáticas facebook família fariseus filmes fim fonte fortalecimento graça grupo de estudos Habacuc heresias história igreja Igreja Fiel interpretação Isaías Israel Jerusalém Jogos Josenilson Félix Jourdon Anderson Judas Iscariotes Julgamento lava-jato Lei leitura liberalismo teológico libertação livre-arbítrio Louvor Luciano Subirá Lutero Marcelo Lyrio Marco Elias Melquisedeque Ministério missionários missões Moisés muro Natal nazismo Noé novo testamento obra de Deus Obreiro Aprovado Oração ovelha Palavra palavra revelada pão pastor paz Pecado peixe Pentecostalismo perseguições pobre presciência Pródigo Profecia Promessas Quinta medida razão humana Reforma Protestante religião remédio repreensão respostas revelação rico sabedoria sacrifício de Jesus salmos Salvação sinais do fim Sola Scriptura soteriologia Teologia Tomé Vale verdade vida vida cristã vídeos vinha vinho watsapp Windows Zaqueu