EBEDE-MELEQUE NA MEDIDA DE DEUS

Por Obreiro Daniel Santos



"Porque certamente te livrarei, e não cairás à espada; mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o SENHOR." Jeremias 39:18

Um recado dessa magnitude, nos prova que Deus contínua o mesmo; o ato deste etíope, ou seja, a Medida que ele alcançou foi algo que tocou "o coração de Deus", permita-me usar este (antropomorfismo).
Ebede-Meleque em outra oportunidade se preocupou em preservar a vida do profeta: Jeremias 38:8-13, e por recompensa, Deus dirige-lhe esta promessa, observe que não se trata de uma simples promessa, mas de uma revelação no tocante ao plano salvífico.

"Porque certamente te livrarei"
Os caldeus tinha já invadido Jerusalém, as condições não eram boas; a vida espiritual do povo de Deus estava sendo atingida, o templo e as coisas consagradas a Deus estavam sendo saqueadas. O mundo tem sido atroz, invadindo os lares com o intuito de ceifar gradativamente valores eternos. Há um escape, uma certeza; um "livramento" por parte de Deus Pai.
O Senhor Jesus através do seu Sangue, é o único livramento que temos.

"E, não cairás à espada"
A espada é a palavra de juízo; o juízo que está sobre este mundo, não terá poder sobre os que aceitarem O Livramento do céu.

"Mas a tua alma terás por despojo"
Nunca o princípio soteriologico e a escatologia estiveram tão próximos em um sóverso!
O compromisso de Deus é com a alma; Jesus morreu pra salvar a sua alma, embora muitos se consideram um (Highlander), o papel do salvo é deter-se nos limites que o Espírito Santo determina.
Cristo não buscará aos que eLe não governa!

"Porquanto confiaste em mim, diz o SENHOR."
Ebede-Meleque era gentio, e ao ouvir as advertências do Senhor pela boca do profeta Jeremias, temeu; brotou em seu coração uma fé viva, algo tão maravilhoso que o levou a se preocupar com a existência do profeta.

Interessante é a forma que ele retirou Jeremias da cisterna de Malquias:
"E tomou Ebede-Meleque os homens consigo, e foi à casa do rei, por debaixo da tesouraria, e tomou dali uns trapos velhos e rotos, e roupas velhas, e desceu-os a Jeremias na cisterna por meio de cordas." Jeremias 38:11

A cisterna não tinha água, e havia lama.

Pergunto ao caro leitor. É diferente hoje?
Misturaram a profecia com o barro deste mundo, usam aquilo que é espiritual para satisfazerem seus deleites mundanos.
Como suscitar a profecia em nosso meio novamente?

Fazendo o que este gentio fez; descer os trapos velhos, os nossos revestimentos mundanos e pútridos.

Enquanto estas imundícies não descer, o profeta não sobe!

Espírito de adivinhação, até o diabo também tem, examine os dons provenientes de gananciosos, soberbos, maldizentes e caluniadores; a prudência não é ceticismo, é bíblico!

Tecnologia do Blogger.