Portal de Estudos Bíblicos

EXCLUSIVISMO CRISTÃO

Por Obreiro Daniel Santos


"Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã." Mateus 15:28

O denominacionalismo é um câncer maligno, seu principal sintoma é a superficialidade no que concerne as coisas santas.
Esta mulher não pertencia ao grupo dos fariseus, dos saduceus, dos essênios, e muito menos dos zelotes; ela aparece do anonimato e com profundidade alcança a maior de todas as profecias tecida no texto sagrado.

O texto diz...

"E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada." Mateus 15:22

Neste primeiro momento ela identifica o Jesus homem (filho de Davi) pedindo misericórdia relatando sua necessidade.
Jesus a ignora dizendo:
"E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel." Mateus 15:24
O Senhor provando seu coração, disse que era Deus apenas de uma "denominação"; "Casa de Israel"

Observe que o Senhor responde à altura; ela se depara com Jesus e o trata surpeficialmente, como um homem qualquer filho de um rei temporal.

Ler ou ouvir a respeito do Jesus histórico, integrar-se a uma tradição religiosa cristã por mais que a intenção seja boa, não tem valor nenhum para Deus.

"Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!" Mateus 15:25
Olhe a diferença do tratamento, veja que mudança radical!
O Messias histórico ficou para trás, então ela suscita o Cristo profético; só se adora a Deus (reconhece o Senhor como Deus).

"Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores." Mateus 15:26-27.
Toda colheita em Israel era por lei deixar os cantos do campo, e as migalhas que caiam para os estrangeiros, este ato era familiar para os discípulos. O contexto profético foi totalmente perdido; visto que os discípulos não entenderam nada no âmbito espiritual, eles foram capazes de pedir ao Senhor que a despedisse: "...rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós." Mateus 15:23; o exclusivismo cega!

Estes dois versículos são a chave do encontro;

Jesus se revela como o Pão Vivo que o Pai enviou aos que eram seus, mas ela o retruca confessando que os seus deixavam a migalha para os gentios.
Quando a mulher disse isto, ela proclamou a maior profecia de todo o período veterotestamentário.
O Pão Vivo será moído na cruz, e será dado a migalha a toda a humanidade.
As migalhas que os senhores rejeitaram, é o sustento da igreja até o seu arrebatamento.

Revelado o segredo, vem-se a bonança: "Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã." Mateus 15:28
Fé grande, é a fé que te leva a profundidade dos mistérios de Deus, não se trata de um tolo que se fecha para a sua denominação.
Orgulho denominacional é a principal característica de um caído na fé, estéril, vão aos púlpitos como meros papagaios; só pregam o que ouve dos outros.

Em todo o período veterotestamentário, os ditos heróis da fé, alcançaram o que esta mulher alcançou.


"O fiel se encontra no tempo histórico, ciente do profético"

MARCADORES

Abraão águas Águia Além da Letra alforria Amazônia Antigo testamento apocalipse Arqueologia bíblica Asafe Auschwitz Auxílio ao Obreiro Bartimeu batatas batismo com Espírito Santo BBC Ben Gurion Bençãos bíblia x Ciência Biblicamente bois Brasil brecha CALVINISMO Calvino cananeus carta cativeiro cessacionismo colheita comportamento Conhecimento conversão convite corrupção Crente Nominal cristianismo Culto Daniel Santos Davi Deus Conosco devocional dilúvio dizimo Dons Espirituais Doutrina ebd Ebede-Meleque Éden Elias escravatura Escriba evangelho evangelhos evangelismo exegese expressões idiomáticas facebook família fariseus filmes fim fonte fortalecimento graça grupo de estudos Habacuc heresias história igreja Igreja Fiel interpretação Isaías Israel Jerusalém Jogos Josenilson Félix Jourdon Anderson Judas Iscariotes Julgamento lava-jato Lei leitura liberalismo teológico libertação livre-arbítrio Louvor Luciano Subirá Lutero Marcelo Lyrio Marco Elias Melquisedeque Ministério missionários missões Moisés muro Natal nazismo Noé novo testamento obra de Deus Obreiro Aprovado Oração ovelha Palavra palavra revelada pão pastor paz Pecado peixe Pentecostalismo perseguições pobre presciência Pródigo Profecia Promessas Quinta medida razão humana Reforma Protestante religião remédio repreensão respostas revelação rico sabedoria sacrifício de Jesus salmos Salvação sinais do fim Sola Scriptura soteriologia Teologia Tomé Vale verdade vida vida cristã vídeos vinha vinho watsapp Windows Zaqueu