Portal de Estudos Bíblicos

JOVEM NA MEDIDA DE DEUS - WINDOWS DE ÊUTICO

WINDOWS DE ÊUTICO
Por Obreiro Daniel Santos



"E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto." - Atos 20:9

Há um grande crescimento na área da interatividade horizontal, e desde o CTSS da MIT um dos primeiro sistemas operacionais já elaborados, até o dia de hoje, o sistema mais usado no mundo é o "windows" da Microsoft. Windows significa "Janelas".

Êutico, um jovem que está ligado diretamente a uma mentalidade que se atraí facilmente por aquilo emerge da "janela"; ele é a figura primacial deste texto, e sua experiência nos dará uma grande lição.

"Uma coisa é possuir conhecimento de algo, e outra bem diferente é aquilo que foi conhecido nos possuir". A bíblia relata que esse jovem estava assentado numa janela; uma posição propícia ao adormecimento e queda, é justamente o que acontece com a mente quando os olhos estão anestesiado no mundo virtual. Interessante que a janela em si não causa dano algum, mas a acomodação é no caso a geradora do caos. Impossível hoje vivermos burocraticamente sem as janelas da interatividade.

Curioso é o andar do prédio em que ele se encontrava; a bíblia nos diz que a mensagem era entregue no terceiro andar. Não sabemos o que Paulo pregava neste momento, mas de uma coisa temos a certeza; sua mensagem estava relacionada com a salvação através da morte e ressurreição de Cristo.

Fazendo uso da Medida de Deus, o texto nos permite a relacionar estes andares com os patamares salvíficos; que são: Eleição, Ato e Processo. A Eleição do Pai, O Chamado do Filho e a Santificação do Espírito Santo.

1° Andar
Não há queda na eleição, porque ainda estamos na ignorância;

2° Andar
Não há queda no chamado pois o Senhor levanta o homem;

3° Andar
Mas se pode cair no processo; tamanha é a intensidade da atração!

Paulo(Pequeno) parou o discurso, e desceu para levantá-lo.
Lembre-se sempre: Aquele que se fez o mais indigno de todos, desceu da eternidade para te dar vida.
Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios, para exterminar as crianças das ruas e os jovens das praças." Jeremias 9:21

Insistentemente o Senhor tem amado os nossos jovens, ou seja, as mentes inclinadas para as novidades desta terra. É necessário que fique claro, a janela não foi responsável pelo adormecimento deste jovem mas o seu assentar.


MARCADORES

Abraão águas Águia Além da Letra alforria Amazônia Antigo testamento apocalipse Arqueologia bíblica Asafe Auschwitz Auxílio ao Obreiro Bartimeu batatas batismo com Espírito Santo BBC Ben Gurion Bençãos bíblia x Ciência Biblicamente bois Brasil brecha CALVINISMO Calvino cananeus carta cativeiro cessacionismo colheita comportamento Conhecimento conversão convite corrupção Crente Nominal cristianismo Culto Daniel Santos Davi Deus Conosco devocional dilúvio dizimo Dons Espirituais Doutrina ebd Ebede-Meleque Éden Elias escravatura Escriba evangelho evangelhos evangelismo exegese expressões idiomáticas facebook família fariseus filmes fim fonte fortalecimento graça grupo de estudos Habacuc heresias história igreja Igreja Fiel interpretação Isaías Israel Jerusalém Jogos Josenilson Félix Jourdon Anderson Judas Iscariotes Julgamento lava-jato Lei leitura liberalismo teológico libertação livre-arbítrio Louvor Luciano Subirá Lutero Marcelo Lyrio Marco Elias Melquisedeque Ministério missionários missões Moisés muro Natal nazismo Noé novo testamento obra de Deus Obreiro Aprovado Oração ovelha Palavra palavra revelada pão pastor paz Pecado peixe Pentecostalismo perseguições pobre presciência Pródigo Profecia Promessas Quinta medida razão humana Reforma Protestante religião remédio repreensão respostas revelação rico sabedoria sacrifício de Jesus salmos Salvação sinais do fim Sola Scriptura soteriologia Teologia Tomé Vale verdade vida vida cristã vídeos vinha vinho watsapp Windows Zaqueu