Portal de Estudos Bíblicos

ZAQUEU NA MEDIDA DE DEUS

Por Obreiro Daniel Santos



"E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão." Lucas 19:9

"O indivíduo é inteligente , mas as massas são burra"

A aludida afirmativa foi proferida pelo ditador Adolf Hitler, em sua Obra (Mein Kampf) "Minha Luta" se há algo de bom em sua mente; esta frase é uma delas.
Conciliar uma frase de Hitler com a experiência de Zaqueu parece um pouco estranho; não é mesmo?
Na verdade o que chama a atenção é a legitimidade semântica da frase, e como seu efeito tem tomado o meio eclesiásticos nesta última hora.
Quando o Senhor lançou as bases soteriologicas tecida em seus textos; de forma lúcida ratificou que a salvação é individual, isto é, o indivíduo alcança o projeto de Deus sem mediadores.
O Sangue de Jesus basta! No entanto as massas tem deixado O Espírito Santo(singular) de lado esperando conversões legítimas.
A massa é burra e impotente: "SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos 127:1
Quando cito o termo; "a massa", não me refiro a noiva do Cordeiro, mas uma mentalidade doentia que tem como prioridade a fantasiosa ideologia: "Salvação, só tem na multidão!"
Note que o contato com o reino dos céus não é numerólatra e o pior é que por falta de preparo amontoa-se 100, "batiza-se" 20, e perde-se 21 batizados. É um grande negócio! Louvado seja o nome do Senhor que a igreja está "em meio", mas fora disso.

"E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico." Lucas 19:2

UM homem que não tinha diretamente nenhuma necessidade a ponto de o levar ao Cristo dos milagres, muito pelo contrário; tinha um bom emprego e detinha um poder aquisitivo razoável.

"E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura." Lucas 19:3
A curiosidade em ver Jesus traduzida para a 5° Medida significa: "o clamor da alma caída"
O primeiríssimo obstáculo que Zaqueu teve que vencer era a multidão (agentes externos), e o segundo, ele próprio (pequena estatura). A massa, as multidões tem que ser dissipada de nossas vidas de uma vez por todas; a pequena estatura diz respeito a nossa limitação no tocante ao plano espiritual, nossa visão limitada, a medida do homem nos apequena.

"E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali." Lucas 19:4
As estratégias segundo os nossos impulsos, nos leva por caminhos contrastados ao de Deus; nisto consiste o Amor Ágape. Deus usa até os nossos impulsos para se revelar, isso não quer dizer que após a conversão continue assim. Absolutamente!

"E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa." Lucas 19:5
Com a mesma pressa que Zaqueu sobe no sicômoro, Cristo manda ele descer; observe:
"...E, correndo adiante ..."
"...Desce depressa..."
Na medida do homem, ele sobe, domina, filosofa, inventa, prospera...
Na medida de Deus, o homem desce; se humilha, se ajoelha, ora, se quebranta, renuncia...
Nesta posição o homem está pronto para ser pousada de Deus. (Pousada, porque o período é breve, quem habita é o homem; na eternidade)

"E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente." Lucas 19:6
A sequência é crucial, note;
Obedece humilhando-se, e por conta disso recebe revestido da alegria do Espírito Santo.

"A obediência a voz do Senhor, nos transporta da 4° para a 5° Medida"

"E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador." Lucas 19:7
A massa nunca entenderá a Obra Redentora, a medida de Deus não é algo que se encontra na esquina.

"E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado." Lucas 19:8
Uma das formas mais terríveis que a massa tem para oprimir o indivíduo é impor seus costumes. Deixe esta tarefa para o Espírito Santo; reparem o que o Espírito fez com este homem! A auditoria do Espírito Santo é perfeita.
O processo de limpeza na vida deste publicano foi da seguinte forma:
Do ilegal devolveria quadruplicado, e do que conquistou legalmente, repartiria, abrindo mão da metade de seus bens.

O que isso quer dizer profeticamente falando?

O que absorvemos de danoso neste mundo, o Evangelho Eterno(4) nos purifica; e das riquezas que recebemos do Senhor, as compartilhamos com o semelhante.
"...mas servi-vos uns aos outros pelo amor." Gálatas 5:13


Referências: (Mein Kampf) Adolf Hitler

MARCADORES

Abraão águas Águia Além da Letra alforria Amazônia Antigo testamento apocalipse Arqueologia bíblica Asafe Auschwitz Auxílio ao Obreiro Bartimeu batatas batismo com Espírito Santo BBC Ben Gurion Bençãos bíblia x Ciência Biblicamente bois Brasil brecha CALVINISMO Calvino cananeus carta cativeiro cessacionismo colheita comportamento Conhecimento conversão convite corrupção Crente Nominal cristianismo Culto Daniel Santos Davi Deus Conosco devocional dilúvio dizimo Dons Espirituais Doutrina ebd Ebede-Meleque Éden Elias escravatura Escriba evangelho evangelhos evangelismo exegese expressões idiomáticas facebook família fariseus filmes fim fonte fortalecimento graça grupo de estudos Habacuc heresias história igreja Igreja Fiel interpretação Isaías Israel Jerusalém Jogos Josenilson Félix Jourdon Anderson Judas Iscariotes Julgamento lava-jato Lei leitura liberalismo teológico libertação livre-arbítrio Louvor Luciano Subirá Lutero Marcelo Lyrio Marco Elias Melquisedeque Ministério missionários missões Moisés muro Natal nazismo Noé novo testamento obra de Deus Obreiro Aprovado Oração ovelha Palavra palavra revelada pão pastor paz Pecado peixe Pentecostalismo perseguições pobre presciência Pródigo Profecia Promessas Quinta medida razão humana Reforma Protestante religião remédio repreensão respostas revelação rico sabedoria sacrifício de Jesus salmos Salvação sinais do fim Sola Scriptura soteriologia Teologia Tomé Vale verdade vida vida cristã vídeos vinha vinho watsapp Windows Zaqueu