ZAQUEU NA MEDIDA DE DEUS

Por Obreiro Daniel Santos



"E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão." Lucas 19:9

"O indivíduo é inteligente , mas as massas são burra"

A aludida afirmativa foi proferida pelo ditador Adolf Hitler, em sua Obra (Mein Kampf) "Minha Luta" se há algo de bom em sua mente; esta frase é uma delas.
Conciliar uma frase de Hitler com a experiência de Zaqueu parece um pouco estranho; não é mesmo?
Na verdade o que chama a atenção é a legitimidade semântica da frase, e como seu efeito tem tomado o meio eclesiásticos nesta última hora.
Quando o Senhor lançou as bases soteriologicas tecida em seus textos; de forma lúcida ratificou que a salvação é individual, isto é, o indivíduo alcança o projeto de Deus sem mediadores.
O Sangue de Jesus basta! No entanto as massas tem deixado O Espírito Santo(singular) de lado esperando conversões legítimas.
A massa é burra e impotente: "SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos 127:1
Quando cito o termo; "a massa", não me refiro a noiva do Cordeiro, mas uma mentalidade doentia que tem como prioridade a fantasiosa ideologia: "Salvação, só tem na multidão!"
Note que o contato com o reino dos céus não é numerólatra e o pior é que por falta de preparo amontoa-se 100, "batiza-se" 20, e perde-se 21 batizados. É um grande negócio! Louvado seja o nome do Senhor que a igreja está "em meio", mas fora disso.

"E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico." Lucas 19:2

UM homem que não tinha diretamente nenhuma necessidade a ponto de o levar ao Cristo dos milagres, muito pelo contrário; tinha um bom emprego e detinha um poder aquisitivo razoável.

"E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura." Lucas 19:3
A curiosidade em ver Jesus traduzida para a 5° Medida significa: "o clamor da alma caída"
O primeiríssimo obstáculo que Zaqueu teve que vencer era a multidão (agentes externos), e o segundo, ele próprio (pequena estatura). A massa, as multidões tem que ser dissipada de nossas vidas de uma vez por todas; a pequena estatura diz respeito a nossa limitação no tocante ao plano espiritual, nossa visão limitada, a medida do homem nos apequena.

"E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali." Lucas 19:4
As estratégias segundo os nossos impulsos, nos leva por caminhos contrastados ao de Deus; nisto consiste o Amor Ágape. Deus usa até os nossos impulsos para se revelar, isso não quer dizer que após a conversão continue assim. Absolutamente!

"E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa." Lucas 19:5
Com a mesma pressa que Zaqueu sobe no sicômoro, Cristo manda ele descer; observe:
"...E, correndo adiante ..."
"...Desce depressa..."
Na medida do homem, ele sobe, domina, filosofa, inventa, prospera...
Na medida de Deus, o homem desce; se humilha, se ajoelha, ora, se quebranta, renuncia...
Nesta posição o homem está pronto para ser pousada de Deus. (Pousada, porque o período é breve, quem habita é o homem; na eternidade)

"E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente." Lucas 19:6
A sequência é crucial, note;
Obedece humilhando-se, e por conta disso recebe revestido da alegria do Espírito Santo.

"A obediência a voz do Senhor, nos transporta da 4° para a 5° Medida"

"E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador." Lucas 19:7
A massa nunca entenderá a Obra Redentora, a medida de Deus não é algo que se encontra na esquina.

"E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado." Lucas 19:8
Uma das formas mais terríveis que a massa tem para oprimir o indivíduo é impor seus costumes. Deixe esta tarefa para o Espírito Santo; reparem o que o Espírito fez com este homem! A auditoria do Espírito Santo é perfeita.
O processo de limpeza na vida deste publicano foi da seguinte forma:
Do ilegal devolveria quadruplicado, e do que conquistou legalmente, repartiria, abrindo mão da metade de seus bens.

O que isso quer dizer profeticamente falando?

O que absorvemos de danoso neste mundo, o Evangelho Eterno(4) nos purifica; e das riquezas que recebemos do Senhor, as compartilhamos com o semelhante.
"...mas servi-vos uns aos outros pelo amor." Gálatas 5:13


Referências: (Mein Kampf) Adolf Hitler

Tecnologia do Blogger.