Portal de Estudos Bíblicos

A CONSTRUÇÃO DA FAMÍLIA FIEL A DEUS

Por Marco Elias



No calvário Jesus reconciliou o mundo todo com Deus e outorgou a cada servo dirigido pelo Espirito Santo, o direito de edificar a sua casa, a sua vida espiritual, segundo o modelo do arquiteto eterno.

Primeiro - A escolha do terreno para execução do projetoToda a nossa casa, para segurança da nossa família, precisa estar edificada sobre a rocha eterna que é o próprio Cristo.

Segundo - Colocando os fundamentos da nossa vida espiritualO alicerce da nossa vida cristã é a letra inspirada da Bíblia Sagrada. A revelação jamais anula a letra. Se anularmos a letra, seremos simplesmente uma religião, prostrada no relativismo. Este foi o grande erro de alguns grupos cristãos que surgiram no passado. Como possuíam a revelação da parte de Deus, abandonaram os limites estabelecidos pela letra inspirada, esqueceram-se da regra geral a qual determina que nada daquilo que Deus revela pode contradizer a letra inspirada. Deus não é Deus de confusão.

A Bíblia nos conta que a palavra de Deus permanece para sempre e Jesus ainda disse em seu evangelho que nem mesmo um til (letra) será omitido das escrituras sem que tudo se cumpra. Em outra conversa ELE também disse que os céus e a terra passarão, mas suas palavras (aquelas que ficaram registradas na bíblia – letra) jamais passarão!

Quando o valor da letra inspirada é menosprezado e deixa de ser aplicado ao corpo, por meio do ensino, os valores da família são destruídos gradativamente, o divórcio começa a tomar lugar no meio do povo de Deus, os jovens começam a desviar-se, e a imoralidade começa a despontar no meio do povo de Deus. Desprezar a letra inspirada significa arrancar os alicerces da nossa construção espiritual. Nunca caia neste erro!

Terceiro – Levantando as paredes doutrinárias ► “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” - Atos 2:42 – Precisamos erguer os limites doutrinários para proteção da nossa família, separando-nos do mundo e criando um ambiente propício para a operação de Deus. Esta operação trará comunhão e diálogo entre a terra (nossos corações) e o céu (o lar eterno).

Quarto – Colocando o telhado da revelação Enquanto as paredes doutrinárias quebram os ventos de doutrina que não procedem de Deus, o telhado da revelação nos traz sombra e refrigério, além de proteção contra as tempestades de chuva e de neve em tempos de inverno. “Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente” - Salmos 84:3-4. O grande segredo guardado no coração do fiel é que Deus ainda continua falando ao seu povo por meio dos dons revelacionais, os quais nunca cessaram e existem para a edificação da igreja de Deus. Que sejamos sábios para edificar o telhado da revelação em nossas casas. Estamos escondidos debaixo da revelação de Deus.

Quinto – Construindo um parapeito para toda a família ► “Quando construíres uma casa nova, farás um parapeito ao redor do terraço, para que não tragas sangue sobre a tua casa, se alguém cair dela” - Deuteronômio 22:8 - No oriente antigo as construções eram diferentes, geralmente havia um terraço em todas as casas. No terraço as famílias dormiam à noite, durante o verão e também colocavam os grãos para secar durante o dia. Aquele ambiente era o lugar das brincadeiras das crianças. O terraço era um lugar de destaque nas casas do oriente do mesmo modo que a cozinha ou a sala são lugares de destaque em nossas casas do ocidente. Desta forma o Senhor orientou ao seu povo que não queria acidentes nas casas de seus servos e cada casa deveria ter um parapeito no terraço. A arqueologia nos mostra que os povos do oriente, contemporâneos de Israel não colocavam parapeito no terraço. Deus queria a casa dos seus servos diferente da casa dos ímpios. O parapeito como o nome diz vai até a altura do peito. Os corações dos membros da família devem estar em Deus. O culto no lar e o ensino bíblico deve ser praticado por toda a família. Isto é segurança para todo o lar. A construção do parapeito é responsabilidade do pai de família.

Sexto - Momento Profético - Passando o sangue do cordeiro nas portas e nas janelas da nossa casaNo momento profético em que estamos vivendo é necessário levar o cordeiro para dentro dos nossos lares, nossa família precisa ter contato com ele. Precisamos valorizar este ensino, passar do sangue do cordeiro nas portas e janelas, tal qual Israel fez antes de sair do Egito. “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte” - Apocalipse 12:11

Sétimo - O arrebatamento ► Depois das seis ações do homem restará apenas a sétima, que pertence a Deus. Ninguém sabe o dia e nem a hora somente o PAI sabe, mas ao toque da última trombeta a igreja será arrebatada. Deus assim dará o retoque final à nossa construção espiritual. Cristo em nós, esperança da glória.

Que Deus nos abençoe!


MARCADORES

Abraão águas Águia Além da Letra alforria Amazônia Antigo testamento apocalipse Arqueologia bíblica Asafe Auschwitz Auxílio ao Obreiro Bartimeu batatas batismo com Espírito Santo BBC Ben Gurion Bençãos bíblia x Ciência Biblicamente bois Brasil brecha CALVINISMO Calvino cananeus carta cativeiro cessacionismo colheita comportamento Conhecimento conversão convite corrupção Crente Nominal cristianismo Culto Daniel Santos Davi Deus Conosco devocional dilúvio dizimo Dons Espirituais Doutrina ebd Ebede-Meleque Éden Elias escravatura Escriba evangelho evangelhos evangelismo exegese expressões idiomáticas facebook família fariseus filmes fim fonte fortalecimento graça grupo de estudos Habacuc heresias história igreja Igreja Fiel interpretação Isaías Israel Jerusalém Jogos Josenilson Félix Jourdon Anderson Judas Iscariotes Julgamento lava-jato Lei leitura liberalismo teológico libertação livre-arbítrio Louvor Luciano Subirá Lutero Marcelo Lyrio Marco Elias Melquisedeque Ministério missionários missões Moisés muro Natal nazismo Noé novo testamento obra de Deus Obreiro Aprovado Oração ovelha Palavra palavra revelada pão pastor paz Pecado peixe Pentecostalismo perseguições pobre presciência Pródigo Profecia Promessas Quinta medida razão humana Reforma Protestante religião remédio repreensão respostas revelação rico sabedoria sacrifício de Jesus salmos Salvação sinais do fim Sola Scriptura soteriologia Teologia Tomé Vale verdade vida vida cristã vídeos vinha vinho watsapp Windows Zaqueu