Portal de Estudos Bíblicos

NOMINALISMO MINISTERIAL

POR OBREIRO DANIEL SANTOS


“Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo." 1 Timóteo 3:7


As considerações a seguirem emanaram de um prazeroso debate entre servos que se encurvaram para a palavra de Deus abrindo mão de qualquer enxerto doutrinário.


O texto acima foi extraído de um contexto onde Paulo instrui o seu filho espiritual (Timóteo) acerca dos critérios necessários de um candidato ao ministério da palavra.

São na verdade seis versos pontuando os principais requisitos, no entanto hoje iremos por em pauta somente este verso; acredito que ele seja o mais ignorado pelo cristianismo atual.


Em todo o tecido veterotestamentário é gritante a ideia de Deus eleger o homem para um determinado fim; é incontestável!

Longe de nós o pensamento calvinista, que misturaram função com salvação. Esqueceram de dizer a eles que a palavra predestinação é encontrada somente no plural; a igreja foi predestinada ao céu, e ninguém muda isto.

Agora basta você escolher ser participante ou não dessa igreja. Predestinação fatalista é a-teologico, é heresia!

Quando Deus predestina um homem para profeta, para rei, para sacerdote, não nos garante que o profeta, o rei, o sacerdote está predestinado ao céu. Salvação é a graça derramada a toda humanidade sem a acepção de pessoas.

Voltando ao texto...

Por mais que Paulo orienta a igreja, ainda vemos líderes devassos, caluniadores, governam suas igrejas amparados por fofocas, gananciosos, sujeitos a liderança de suas esposas, emocionante desequilibrados, e o pior de todos os desastres; são biblicamente neófitos.
Há uma casta que por medo de serem contrariados devido a sua debilidade retomaram para si o velho "Absolutismo Romano".
São intocáveis, nunca erram, e se errarem Deus se rebaixa, e os honram mesmo assim. Isto é antibíblico, conceito um tanto irrisório; Deus não honra loucos!
Observe:
V.T.
"Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?" 2 Samuel 7:5

N.T.
"E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu." Atos 16:7

Deus não honrou erros dos seus ungidos, (Natã e os apóstolos) nem no velho e nem no novo testamento! "Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;" Atos 20:29

Em hipótese nenhuma esta afirmativa desmerece o poder hierárquico de um ministro; veja: "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." Hebreus 13:17
Se houver neste século um ministro com tais requisitos, obedeça, e glorifique ao Senhor orando para que Deus assim os sustente.

A palavra não exige homens perfeitos, observe que tais condições são básicas, e são encontradas espontaneamente em um ministro autêntico, ou seja, em um servo que verdadeiramente foi chamado por Deus; o erro de levantar homens promíscuos origina-se da tentativa de organizar as denominações em função dos seus caprichos.

A ênfase que Paulo dá ao exemplo de família é muito significativo para o presente século, note nos versos 4-5;

Qualquer indivíduo que tenha um mínimo sanidade mental conhece o que é um modelo de família!

"Uma família; é o homem, a mulher e sua prole(prole constituída por ambos)", o que passar disso é arranjo familiar. Um ministro não pode ter mancha, pois Satanás é um advogado de acusação.

É possível que um imprudente lance a seguinte assertiva: Tudo se fez novo, é nova criatura! Sim, para a salvação está tudo pago, mas para governar famílias, Não!

O texto diz: "...que tenha bom testemunho dos que estão de fora..." Os que estão de fora ainda não entendem. Um líder vivendo um arranjo familiar, tem autoridade para aconselhar famílias?

O evangelho não é um conto de fadas!

Toda revelação, profecia que fere a palavra de Deus, são doutrinas de demônios!

"Para que não caia em afronta"
Quantos têm caído nesta última hora por vaidades; até disputam cadeiras ministeriais. Vergonhoso!

Você não precisa de títulos para que Deus te use; embreagado pelo Espírito Santo abra tua boca e proclame que Jesus está às portas!

Isto é Evangelho!

MARCADORES

Abraão águas Águia Além da Letra alforria Amazônia Antigo testamento apocalipse Arqueologia bíblica Asafe Auschwitz Auxílio ao Obreiro Bartimeu batatas batismo com Espírito Santo BBC Ben Gurion Bençãos bíblia x Ciência Biblicamente bois Brasil brecha CALVINISMO Calvino cananeus carta cativeiro cessacionismo colheita comportamento Conhecimento conversão convite corrupção Crente Nominal cristianismo Culto Daniel Santos Davi Deus Conosco devocional dilúvio dizimo Dons Espirituais Doutrina ebd Ebede-Meleque Éden Elias escravatura Escriba evangelho evangelhos evangelismo exegese expressões idiomáticas facebook família fariseus filmes fim fonte fortalecimento graça grupo de estudos Habacuc heresias história igreja Igreja Fiel interpretação Isaías Israel Jerusalém Jogos Josenilson Félix Jourdon Anderson Judas Iscariotes Julgamento lava-jato Lei leitura liberalismo teológico libertação livre-arbítrio Louvor Luciano Subirá Lutero Marcelo Lyrio Marco Elias Melquisedeque Ministério missionários missões Moisés muro Natal nazismo Noé novo testamento obra de Deus Obreiro Aprovado Oração ovelha Palavra palavra revelada pão pastor paz Pecado peixe Pentecostalismo perseguições pobre presciência Pródigo Profecia Promessas Quinta medida razão humana Reforma Protestante religião remédio repreensão respostas revelação rico sabedoria sacrifício de Jesus salmos Salvação sinais do fim Sola Scriptura soteriologia Teologia Tomé Vale verdade vida vida cristã vídeos vinha vinho watsapp Windows Zaqueu