Portal de Estudos Bíblicos

JORNALEIROS

POR OBREIRO DANIEL SANTOS


"E disse: Um certo homem tinha dois filhos;" Lucas 15:11

As inúmeras interpretações bíblicas nem sempre podemos julgá-las como certo ou errado; e sim razas ou profundas. Deus sempre conduziu seu povo pela sua palavra respeitando o contexto de cada época; relevando comportamentos, que se fossem praticados hoje seriam considerados abomináveis, indignos de perdão.

O verso citado acima nos diz respeito a uma parábola composta de um pai e mais três figuras: filho novo, filho velho, e os jornaleiros.
O que mais nos intriga é a posição de cada um diante do Pai; observe;

 "E disse: Um certo homem tinha dois filhos;" Lucas 15:11
No velho testamento havia somente dois pólos no âmbito espiritual; ambos criados e permitidos por Deus.

FILHO VELHO- O paganismo emergente de Ninrode (Cão).

FILHO NOVO- Israel nação, tendo como o seu progenitor, Abraão (Sem).

Podíamos iniciar pelo filho mais velho, mas como o Senhor deu ênfase ao povo de Israel, acredito que seria didático trabalharmos consoante ao texto.

"E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda." Lucas 15:12
O pecado de Israel foi justamente se afastar do Pai, desperdiçando todos os bens que Deus lhe concedera.

"E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades." Lucas 15:14
Longe do Senhor, a nação que Deus escolhera passa por longos períodos de fome. Fome das profecias, dos milagres, dos livramentos, etc...

"E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos." Lucas 15:15
Em todos os lugares que chegaram, na sua maioria, foram mal recebidos. Sem contar com as diásporas e perseguições.
O porco é um animal imundo, (nação gentílica) de certa forma os judeus apascentaram contribuindo na ciência, filosofia, arte, e muitas outras atividades intelectuais.

"E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!" Lucas 15:17
Neste momento entra a terceira figura.
A igreja é os jornaleiros que tem seu início após a manifestação do Pão Vivo.
A igreja aceitou o Pão Vivo que desceu do céu; e por isso tem fartura.
A igreja cumpre sua jornada consumando no arrebatamento.

Israel ainda ficará para a grande tribulação, e verá a disposição do Pai em correr e lhe abraçar na guerra do Armagedom:
"E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou." Lucas 15:20
Zacarias, o profeta vê este acontecimento, note:
"Naquele dia o SENHOR protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do SENHOR diante deles." Zacarias 12:8

"E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho." Lucas 15:21
Israel reconhece Jesus como Messias, arrependendo-se de seu pecado.

"Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;" Lucas 15:22
O filho arrependido agora recebe os presentes do Pai: "E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram." Apocalipse 6:11

"E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;" Lucas 15:29
Este é e será o brado da grande prostituta, a velha religião que misturou o Santo com o profano em sua existência.
Este filho que nasce em Ninrode, chegando ao arrebatamento da igreja tem se colocado como aquele que tem direitos, e sua justificativa repousa sobre a velha mentira: (Nunca transgredi o teu mandamento.)
Reclama por não ter recebido nem se quer um cabrito. O Pai responde: "Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;" Lucas 15:31
A religião sempre conheceu os recursos do Pai, porém nunca os usou, viveu nos deleites dessa vida sem observar as riquezas do Pai.

Os jornaleiros estão no anonimato; a igreja está na jornada, é identificada pelo trabalho prestado ao seu Senhor.

A tua instrumentalidade te identifica.

MARCADORES

Abraão águas Águia Além da Letra alforria Amazônia Antigo testamento apocalipse Arqueologia bíblica Asafe Auschwitz Auxílio ao Obreiro Bartimeu batatas batismo com Espírito Santo BBC Ben Gurion Bençãos bíblia x Ciência Biblicamente bois Brasil brecha CALVINISMO Calvino cananeus carta cativeiro cessacionismo colheita comportamento Conhecimento conversão convite corrupção Crente Nominal cristianismo Culto Daniel Santos Davi Deus Conosco devocional dilúvio dizimo Dons Espirituais Doutrina ebd Ebede-Meleque Éden Elias escravatura Escriba evangelho evangelhos evangelismo exegese expressões idiomáticas facebook família fariseus filmes fim fonte fortalecimento graça grupo de estudos Habacuc heresias história igreja Igreja Fiel interpretação Isaías Israel Jerusalém Jogos Josenilson Félix Jourdon Anderson Judas Iscariotes Julgamento lava-jato Lei leitura liberalismo teológico libertação livre-arbítrio Louvor Luciano Subirá Lutero Marcelo Lyrio Marco Elias Melquisedeque Ministério missionários missões Moisés muro Natal nazismo Noé novo testamento obra de Deus Obreiro Aprovado Oração ovelha Palavra palavra revelada pão pastor paz Pecado peixe Pentecostalismo perseguições pobre presciência Pródigo Profecia Promessas Quinta medida razão humana Reforma Protestante religião remédio repreensão respostas revelação rico sabedoria sacrifício de Jesus salmos Salvação sinais do fim Sola Scriptura soteriologia Teologia Tomé Vale verdade vida vida cristã vídeos vinha vinho watsapp Windows Zaqueu