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SEIS QUESTÕES BÁSICAS

POR OBREIRO DANIEL SANTOS


"Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?" Provérbios 30:4

Se meditarmos nesta metáfora "aguriana" a luz da visão trinitária, percebemos que a intenção do poeta não foi expor um texto recôndito.

Quando se trabalha com um texto veterotestamentário; não há outra forma de entendê-lo, se não houver o uso das lentes neotestamentárias polidas com um Cristocêntrismo piedoso, isto é: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" João 5:39 - (Jesus se referia a Septuaginta - Lei e os Profetas)"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir." Mateus 5:17.

E quem é o responsável em apresentar Jesus no velho testamento?
"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim." João 15:26
Visto que não há nenhuma objeção quanto a estas afirmativas.

E quanto ao novo testamento, o processo é o mesmo; o Inspirador revela a vontade de Cristo sem anular a letra.
O que Jesus disse, é realmente o que Jesus quer dizer; com exceção dos pontos metafóricos (assunto para outra ocasião).

O verso salienta seis questões que nas quais podem ser respondidas pelo homem (6):

"Quem subiu ao céu e desceu?
Agur inicia sua primeira pergunta pontuando uma experiência que a pré-igreja viveu: "... Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." Atos 1:11
Respondida a primeira questão, vimos que a igreja viu Jesus subir, e contemplará sua descida.

"Quem encerrou os ventos nos seus punhos?"
O Vento do Espírito Santo em João 3:8 é diferente do vento de doutrina de Efésios 4:14.
Quando o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja; todo vento de doutrina (vã) caiu por terra. A igreja tem o punho (mão), o ministério de Cristo sobre sua vida: "E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor." Atos 11:21

"Quem amarrou as águas numa roupa?"
Esta igreja agora sai para uma caminhada; sua missão é levar as boas novas de Salvação.

>Águas (Palavra)

>Vestes (Salvação)

Isto mesmo!

O Espírito Santo entrelaçou a Salvação à Palavra. O discurso não pode mudar; a igreja tem a responsabilidade de pregar o que o Espírito tem revelado: Jesus está vivo, e voltará!

"Quem estabeleceu todas as extremidades da terra?"
Eis o texto: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14. Ao invés de críticas, perseguições; use todos os recursos que você tiver em mãos.
Deus usa tudo e todos, inclusive os fiéis para o estabelecimento do seu nome em cada coração.

"Qual é o seu nome?"
Você conhece Ele?
O Deus todo poderoso?

E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?"

Hoje eLe se apresenta a você: Jesus Cristo o Filho do Deus Vivo.


CRIOULO HAITIANO/ KREYÒL AYISYEN

KESYON DE BAZ SIS

"Ki est nan syèl la ak de? Moun ki te fini a yon gwo van se l? Yon pwosè moun ki mare dlo yo? Moun ki te etabli toupatou sou latè? Ki jan ou rele? Ak sa ki rele pitit gason ou lan, si ou konnen? "30:4 pawòl
Si nou medite sou sa a métaphore "aguriana" limyè a Trinitaire vizyon, nou reyalize ke entansyon Powèt a te bay la te ekspoze hidden tèks li.
Lè travay ak yon tèks veterotestamentário, Pa gen okenn lòt fason pou w konprann li, si se itilize neotestamentárias file kòrektif ak yon Godly Cristocêntrismo: "nou jwenn Écritures yo, paske ou gen tandans pou yo gen lavi ki p'ap janm fini, yo ki te temwen m ',"Jan Batis 5:39-(Jésus refere li a Septuagint-lalwa Moyiz la ak pwofèt)"pat kwè ke mwen te vini pou detwi lalwa Moyiz la, ni pwofèt yo : Mwen pa t vin se-rogar, men kenbe. "Matthew 5:17.
Ak ki moun ki responsab pou pwezante Jésus nan ansyen testaman?
"Men, lè li rive kouraj, mwen bò kote papa nou pral vannen yo, ki verite a, Lespri Bondye a ki benefis nan Papa a, li testificará avè m '" Jan Batis 15:26
Depi se pa gen okenn objeksyon a deklarasyon yo ki sa yo.
Nouvo testaman, menm pwosesis la, se menm bagay la tou, Inspire a devwale va Kris la san abandon lèt la.
Sa Jezi di yo: se vre sa Jésus vle di, eksepsyon n' pwen yo (sijè pou yon lòt fwa).
Vèse a pwen yo sis kesyon sa yo nan ki ka reponn moun ki fè moun (6):
"Ki est nan syèl la ak de?
Agou commence ou premye kesyon punctuating yon eksperyans ki tap viv pré-igreja: "... Jezi menm sa a, moun ki te moute soti nan ou nan syèl la, se va tankou manière jan nou wè l' moute nan syèl la. "1:11 istwa
Premye mande li: di li: nou wè legliz la wè Jezi monte, epi ap gen ladan yo ye desandan ou.
"ki te fèmen van nan se l?"
Van ap gaye nan Sentespri a nan Jan Batis 3:8 diferan de van ap gaye nan doktrin ki Ephesians 4:14.
Lè Sentespri a te jete nan legliz la. toupatou sou latè moun doktrin (al nan) te tonbe apa. Legliz la te manch la (men), Minis nan Kris la sou lavi ou: "ak pouvwa Bondye a te la avèk yo. Apre sa, anpil moun te kwè ke en pou mesye "11:21 istwa
"ki mare dlo nan yon?"
Legliz sa a koulye a ou fè ou mal yon ti mache misyon nou, se pou anonse bon nouvèl k'ap delivre.
> Dlo (mo)
> Usure (delivre)
Sa a menm bagay la tou.
Delivre Sentespri a pawòl la liées. Diskou a ka chanje, Legliz la gen responsablite pou fè yon prèch Lespri Bondye te devwale: Jezi an vi, li ap vini!
"Ki te etabli toupatou sou latè?"
Isit la se tèks la: "ak levanjil sa a, peyi kote Bondye wa a ap fè aussi nan tout mond nan témoignage pou tout nasyon yo, epi lè sa a cometh fen a." Matthew 24:14. Olye de kritik, pèsekisyon, itilize tout resous ki gen pou rive.
Bondye itilize tout moun ak tout bagay ki gen Fidèl pou non ou nan kè.
"Sa ki jan ou rele?"


eske ou konnen

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