DIÁLOGO FICTÍCIO COM O APÓSTOLO PAULO

(Autoria Desconhecida)


Um cristão estava procurando uma igreja perfeita para congregar e resolveu ligar para o apóstolo Paulo para ter uma orientação:

– Alô!  É o Apostolo Paulo?
– Sim, é ele!
– A graça e paz!
– A graça e paz!
-Desculpe o incômodo Apóstolo, mas estou precisando da sua ajuda
– Pois não!

– Preciso de ajuda na minha vida cristã, andei me decepcionando com muita coisa na igreja a qual pertenço e estou naquela fase “self service”. Estou escolhendo uma Igreja perfeita para eu congregar. Gostaria de ter informações sobre algumas Igrejas.
– Pois não, se eu puder lhe ajudar!

– Me diga uma coisa, estou pensando em congregar em Corinto, seria ela uma igreja perfeita?
– Olha, a Igreja de Corinto tem grupinhos ( I Cor. 1:12), tem inveja, contendas ( I Cor. 3:3), brigas na justiça ( ICor. 6), tem fornicários (I Cor. 5).

– Misericórdia! E a Igreja de Éfeso?
– Foi uma Igreja alicerçada na palavra ( At. 20:27), mas ultimamente tem muita gente sem amor por lá. ( Ap. 2:4)

– Então penso em ir congregar em Tessalônica.
– Tessalônica! Tem alguns que andam desordenadamente e não gostam de trabalhar ( II Ts. 3:11)

– Misericórdia! Está difícil irmão Paulo! E se eu for para a Igreja de Filipos?
– Filipos é até uma igreja boa, mas tem algumas notas destoantes. Tem duas irmãs lá; uma se chama Evódia e a outra Síntique (Fp. 4:2) que se desentenderam e estão sem conversar uma com a outra.

– Mas porque Irmão Paulo?
– Não sei bem, acho que foi por causa do uniforme da festa da União Feminina da Igreja de Filipos!

– Então acho que vou mudar para Colossos e vou congregar lá o que você acha?
-Olha, em Colossos o problema é doutrinário, tem uns hereges que estão querendo rebaixar a pessoa de Cristo dizendo que ele não é Deus. O negócio está tão feio lá que estão até realizando culto aos anjos (Cl.  2:18).

– Meu Deus! E se eu for para a Galácia?
– Olha, na Galácia tem crentes se mordendo e devorando uns aos outros ( Gl. 5:15)

– Meu Deus! Realmente está difícil, entrei em contato com o Apóstolo João porque pensei em congregar em Tiatira, mas ele me disse que lá é uma Igreja tolerante. Tem tolerado uma mulher que se diz profetisa e tem ensinado a se prostituir e comer sacrifícios de idolatria (Ap. 2:20). Pensei em ir para Laodicéia mas João me disse que lá eles são muito indiferentes, são mornos (Ap. 3:16). Depois pensei em congregar em Pérgamo, mas João me disse que lá tem algumas doutrinas estranhas, a doutrina de Balaão (Ap. 2:14) e dos nicolaítas (Ap. 2:15). Sabe Paulo, já pensei em ir para a Igreja Sede em Jerusalém, mas, lá  está cheio de preconceituosos com os gentios (Gl. 2:12,13). Fiquei sabendo que já teve muita murmuração por lá (At. 6:1) e crente duas caras (At. 5). Creio que se chamavam Ananias e Safira, salvo engano… É irmão Paulo, realmente está difícil. Qual a solução? Me dá uma orientação!

– É simples. A Igreja do lado humano é imperfeita, mas Deus está trabalhando. Você se esqueceu do que escrevi aos Efésios: … para apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas, santa e irrepreensível (Ef. 5:27). E breve estaremos na Igreja perfeita, a igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus (Hb. 12.23). Dou-lhe um conselho: Não procure uma Igreja perfeita, mas procure uma igreja bíblica!

– Então está bem Irmão Paulo! Obrigado! Vou ler mais a Bíblia. Mesmo condenando tais práticas estou reconhecendo que não há Igreja perfeita enquanto estivermos aqui. Mas mesmo reconhecendo suas imperfeições não abandonarei a comunhão entre os irmãos e procurarei fazer a minha parte vivendo uma vida cristã autêntica esperando a volta de Jesus! Obrigado Apóstolo Paulo.

-Disponha!


Tecnologia do Blogger.