ESCRIBAS

POR DANIEL SANTOS





"E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça." Mateus 8:20

Há quem diga que esta resposta amarga fora dada a Judas Iscariotes; independente que seja a ele ou não, o fato é que, não somos nós que nos oferecemos, mas Jesus que nos chama.

Imagine um escriba com tamanha envergadura intelectual, versado na lei mosaica chamar Jesus de mestre, e o mais interessante foi sua intripidez de se tornar discípulo de Cristo. Curioso, não é mesmo?
Pois bem; esta fascinante resposta de Jesus ecoa até os dias de hoje.

"E disse Jesus: As raposas têm covis"
Em Lucas 13:32; o evangelista precisamente nos informa quem é de fato esta raposa.
Os fariseus vieram trazer uma mensagem de morte por parte de Herodes (Antipas); sendo que na realidade eles eram os principais responsáveis pelo anunciar das boas novas a Herodes; ao invés desses doutores trazerem consigo o legado do Rei da vida, deram ouvidos ao rei da morte.

Esta raposa foi a responsável pelo decesso do profeta João Batista.
Pergunto: Esta raposa continua viva nos dias de hoje? Os escribas contemporâneos porfiam em exterminar o profeta(Revelação).

"E as aves do céu têm ninhos"
Há inúmeras interpretações quanto a estas aves, porém gostaríamos de expor nossa singela posição aferrolhado ao seu contexto. Se Jesus respondia a um doutor da lei, é óbvio que o Senhor estava se referindo a segunda lei (déuteros- nómos) "E o teu cadáver servirá de comida a todas as aves dos céus, e aos animais da terra; e ninguém os espantará." Deuteronômio 28:26
Este era o juízo para quem não discernisse a lei do Senhor.
Não devemos de forma alguma fazer de nosso coração ninho de corvos.
Vigiemos para que não venhamos a nos corromper com esta casta religiosa, um corpo cadavérico, que não discerne a lei de Deus (Revelação do Messias).

"Mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça."
A igreja do Senhor  tem a responsabilidade de conhecer a mente de Cristo:"Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." 1 Coríntios 2:16
Ter a mente de Cristo é se render ao seu governo.

Concluindo...

Vasculhando as areias do tempo, encontramos lá no período pós-cativeiro no V século um escriba notável; "E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse." Neemias 8:8.
Ele mesmo!
Esdras; um servo inestimável, uma figura conspícua. Brotou em seu coração o desejo de organizar fielmente o cânon veterotestamentário.
Note a sequência do verso:
>Ler
>Declarar
>Explicar o sentido
A igreja tem a incumbência de Ler, cabe ao Espírito Santo(a Luz da palavra) declarar; e ambos dão o fiel sentido ao texto.

"E o Espírito e a esposa dizem: Vem..." Apocalipse 22:17

Referências: Enciclopédia Orlando Boyer
Tecnologia do Blogger.