OS MARANATAS SÃO BONS TEÓLOGOS?

Por Marco Elias 

Todos os membros leigos da igreja Cristã Maranata (ao menos aqueles que participam dos seminários) estudam tópicos teológicos e se utilizam da teologia mais do que todos os membros leigos das demais denominações.

Pregadores que utilizam a tipologia bíblica em suas pregações, na verdade estão “teologando” neste ato. A tipologia bíblica é uma das disciplinas da teologia pentecostal.

A angeologia é o nome da disciplina teológica que estuda os anjos e suas operações em prol dos servos de Deus. As aulas de angeologia do Maanaim são excepcionais.

O termo grego soteria (salvação), já foi muito empregado em nossos púlpitos e também nos seminários de outrora. É deste termo que saiu a Soteriologia, a disciplina teológica que estuda a salvação do homem. Havia um excelente estudo antigo na década de 1990, com todos os aspectos da salvação. Quando Deus descortina diante do seu povo como ela é, não adianta pregar outra coisa no futuro que não vai colar... “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3:11). Guarda o que tens ou o que os outros querem te dar?

Filosofia é crime! Parece que desconhecem que a doutrina do pecado original foi lançada pelos pais da igreja, fazendo uso de alguns atributos da filosofia grega para chegarem a esta conclusão, no famoso período da história cristã conhecido como patrística.

Talvez nos próximos anos estes e outros nomes de estudos bíblicos sejam alterados. Foi assim que os “meios de graça” passaram a ser chamados de “recursos da graça”. Cabe lembrar que a eficácia deles é inegavelmente a mesma na vida do crente fiel. Os meios de graça ou recursos da graça estão presentes na teologia da igreja Batista, Metodista, Presbiteriana e na própria ICM.

Toda teologia é boa? Não. Nunca creia nisto! Algumas escolas teológicas servem veneno no prato principal e heresias de matadores da idade média como sobremesa. Teologia boa é aquela que emerge da Bíblia Sagrada e não das mentes poluídas do nosso século. Teologia boa é aquela legitimada pelo Espirito Santo. "Vós tendes a unção do santo e sabeis tudo".

Se partirmos do pressuposto defendido por alguns homens piedosos e servos de Deus, os quais afirmam que todo cristão praticante é um teólogo por excelência, pode-se dizer que existem muitos maranatas que são teólogos praticantes, algo bem oposto ao velho hábito de ser um crente nominal, escorado na igreja.

Tecnologia do Blogger.