QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR OUÇA

Por Marcelo Lyrio


“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:”
                                                                                   Apocalipse 2:7

INTRODUÇÃO

O Apóstolo João por uma orientação do Senhor Jesus, quando estava exilado na ilha de Patmos, escreve sete cartas às sete igrejas da Ásia, são elas:
 Éfeso, Smirna (ou Esmirna), Pérgamo, Tiatira, Sardo (ou Sardes), Filadélfia e Laodicéia.  Onde nas mesmas haviam vários conselhos vindos diretamente do Senhor para cada uma delas, e em todas as cartas encontramos um conselho para que as igrejas dessem ouvidos à voz do seu Espírito. O texto em questão se refere a carta a igreja de Éfeso, onde o Senhor Jesus fala que sabia das suas obras, do trabalho que aquela igreja realizava. “E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.”      Apocalipse 2:3
                                                                                                                            

Também nesse versículo além do conselho que o Senhor Jesus diz que as igrejas dessem ouvidos à voz do seu Espírito, ele deixa uma promessa para aquele que vencer.
“Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”     Apocalipse 2:7


DESENVOLVIMENTO
Jesus antes de ser assunto aos céus, deixou uma promessa de que o Espírito Santo seria enviado para estar no meio da igreja, e que ensinaria todas as coisas.
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João14:26
                                                                                                                     

A partir do derramamento do Espírito Santo, o Senhor Jesus falaria à igreja através do próprio Espírito Santo, que passaria a dirigir a mesma em todos os sentidos, com o objetivo de prepará-la para o arrebatamento, mas o texto além de ser um conselho para as igrejas, é um convite do Senhor Jesus para que o homem possa ouvir a voz do seu Espírito, e ser conduzido à uma vida eterna com Deus.

“Quem tem ouvidos para ouvir...”
Ter ouvidos para ouvir, é dar crédito, é valorizar, é estar disposto a obedecer ao chamado, é atender a voz do Senhor que vem através do seu Espírito, que é direcionado a todas as pessoas.
“...ouça...”
Após estar disposto a atender a voz do Senhor, agora o homem poderá ouvir, ou seja, entender, compreender o que o Senhor tem para falar ao seu coração, o seu entendimento estará aberto para a palavra do Senhor, para que assim ele possa ser dirigido pela palavra de Deus.


“...o que o Espírito diz...”
Nos dias de hoje, muitas vozes tem ecoado no mundo, mas essas vozes não trazem solução para a vida do homem, não fazem o homem ter o conhecimento da palavra de Deus e de Jesus na sua vida, por isso o Senhor Jesus diz que é preciso ter ouvidos para ouvir o que o Espírito diz às igrejas. A expressão o Espírito diz, demonstra que o Espírito Santo está falando, proferindo uma palavra que vem ao encontro a vida do homem, a palavra que o Espírito Santo diz, é uma palavra que vem da eternidade, pois a palavra de Deus tem origem na eternidade, é uma palavra viva, pois ele o Espírito Santo é quem dá vida a palavra de Deus, é ele o interprete da palavra. “Se com ele, pois, houver um mensageiro, um intérprete, um entre milhares...” Jó 33:23. É ele, e somente ele quem faz o homem compreender a palavra de Deus, é ele quem revela a palavra de Deus ao coração do homem, ou seja, é ele quem manifesta a palavra revelada ao coração do homem, fazendo-o conhecer os mistérios que nela estão.

“...às igrejas...”
As cartas que João escreveu às sete igrejas da Ásia, no sentido profético não seriam somente a essas igrejas, pois cada carta profeticamente corresponde a um período da história da igreja ao longo dos séculos, então durante todo esse período o Espírito Santo tem falado e vem falando, proclamando a palavra do Senhor, trazendo uma mensagem para o povo de Deus (igreja fiel), e também ao coração do homem. E qual a mensagem que o Espírito Santo tem transmitido? Jesus vai voltar! Essa é a mensagem do Espírito Santo.
“E o Espírito e a esposa dizem: Vem.” Apocalipse 22:17

CONCLUSÃO

Assim como tem sido ao longo dos séculos, o Espírito Santo tem falado ao povo de Deus, e também ao coração do homem, vem trazendo uma mensagem que revela a Palavra de Deus ao coração do homem, e assim revelando Jesus como único e suficiente salvador, basta que o homem esteja disposto a atender (“Quem tem ouvidos para ouvir...”), para que assim passe a compreender os mistérios da palavra de Deus (“...ouça...”), “...o que o Espírito diz às igrejas.” Desta forma, aquele que assim fizer, estará juntamente com a igreja, sendo preparado pelo Espírito Santo para o arrebatamento quando Jesus voltar, para assim herdar a vida eterna.
Tecnologia do Blogger.