TEOLOGIA EXPLICA DEUS?

POR DANIEL SANTOS




"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!" Romanos 11:33

Dizem-nos que Cristo morreu por nós, que sua morte nos lavou de nossos pecados e que morrendo, ele destruiu a própria morte. Essa é a fórmula. Esse é o cristianismo. E nisso que acreditamos. A meu ver, todas as teorias que construímos para explicar como a morte de Cristo operou tudo isso são perfeitamente dispensáveis: meros esquemas ou diagramas que podem ser deixados de lado quando não nos ajudam e que, mesmo quando são úteis, não devem ser tomados pela própria realidade. Não obstante, algumas teorias merecem um exame mais
detido.

Acredito que esta máxima de Lewis seja o ponto de vista defendido por todo teólogo convertido; inclusive, é o que Paulo está aludindo em seu salmo.
Após as exposições destes dois gigantes da teologia; é concebível ainda afirmarmos que a teologia explica Deus?

Todos nós estamos cansados de ouvir e pesquisar o valor etimológico do termo Teologia; serei sucinto em minha exposição; não-os cansarei.

Vasculhando os textos gregos, iniciando com Arístocles, (Platão) ele nos apresenta a teologia como um diálogo acerca de Deus; Aristóteles por sua vez ousadamente chama a sua obra "Metafísica" de teologia, convicto que ao estudar a causa primária, estava ele "teologando". O estóico Cleantes tinha a teologia como uma das partes da filosofia... A lista é imensa, os pontos são vastos.

Pois bem, esta doxologia paulina prima pela exaltação do Deus Trino, e qualquer leitor piedoso confessa que os textos (oriundos do Espírito Santo) de Paulo são célebres tratados teológicos, suas digressões são dignas de um erudito habilidoso. O único teólogo que pode explicar Deus na sua íntegra é o Espírito Santo:
"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim." João 15:26

É inadmissível um cristão rejeitar a análise bíblica, como aceitar um cristão que não conhece, ou não deseja conhecer em minúcias a história de seu Mestre?

Nitidamente, no limite da demência vamos mostrar o quanto os ditos “espirituais” contemporâneos têm sido ineptos no tocante às questões básicas. Todo crente que abre a sua bíblia e à-estuda absorvendo dela os seus ensinos, é um teólogo, (teólogo judaico-cristão) é difícil entender isso? Espero que não.

Toda teologia (sem exceção) por mais que nos possa parecer lúcida, traz consigo pressupostos racionais (isso não anula a operação do Espírito Santo). Lembrando que quando saímos das águas batismais, o nosso cérebro veio conosco; o antagonismo criado entre a Fé e a Razão é falso! São complementares e não excludentes. Isto é uma inferência extremamente mal intencionada.

Pra ser um teólogo “bíblico”, não há necessidade de frequentar uma academia; e se for obrigatório por ser um docente, faça-a, “examinando tudo e retendo o bem.” (Examinai tudo. Retende o bem." 1 Tessalonicenses 5:21)

Os "sermões flutuantes" estão em todo lugar; os músicos são os donos da festa, são eles os responsáveis pela emoção da platéia.

Costumo dizer que: “Ninguém é salvo por ser um estudioso bíblico, mas todo salvo é por natureza sedento por conhecimento." Não podemos confundir simplicidade com preguiça; há pessoas que aprenderam à ler lendo as escrituras, e há também doutores que possuem elevadíssima envergadura intelectual permanecendo-se piedoso. Por incrível que pareça temos "cristãos" que detestam a palavra de Deus, e à substitui por jogos, novelas, e as mais diversas ofertas deste mundo; são perseguidores, nivelando-se à Diótrefes (lll João 3:9).

"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus”
As riquezas de Deus, Paulo às-dividiu em duas categorias:

>Sabedoria
>Ciência de Deus
Atributos inerentes à eLe; impossível ao homem.

“Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos"
Há também dois pontos que são impenetráveis:

>Juízos
>Caminhos
Provenientes de Deus, e revelado ao homem.

Deus não se explica!
Deus se revela!
Com clareza meridiana está posta a minha posição;  todo discurso que tende à afirmar que o foco da teologia é explicar Deus, seja este argumento espúrio, indigno de atenção!

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." Jeremias 33:3


Que Deus nos abençoe.

Referência literária:
Dicionário de Filosofia pág-961
Nicola Abbagnano / Martins Fontes-SP-2007.
O Cristianismo Puro pág-24
C. S. Lewis / Martins Fontes-
SP-2007.
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